ITM

CICLE-IA

Inteligência Embarcada
Módulo Inteligente para promoção da saúde e sustentabilidade.

Atualmente o estágio de desenvolvimento deste trabalho está no uso de Machine Learning embarcado em plataformas abertas de hardware.
A pesquisa consiste no gerenciamento energético de um sistema de tração elétrica de uma bicicleta e de bio sinais do ciclista. Modelos de hardware estão sendo prototipados para receber a plataforma Tensor Flow Lite a qual permite executar modelos de machine learning em microcontroladores. Este desenvolvimento permitirá o aprimoramento do projeto Moove Verde inciado em 2017 no Labtec@ (Ambiente Híbrido de Aprendizagem Livre) pelo pesquisador Deyvid Abreu graduando de Engenharia Civil no IFAL-Campus Maceió-AL, o qual desenvolve o tema: Mobilidade Urbana Sustentável – Modelos e possibilidade para a cidade de Maceió-AL, como trabalho de conclusão de curso sob orientação do Prof. Marcelo de Assis Corrêa.


O CICLE-IA será integrado a plataforma 2Moove e ao protótipo Moobi Verde desenvolvidos em 2019 e 2020.
Moobi Verde/2Moove é um modelo de negócios desenvolvido que consiste em uma plataforma de bicicletário virtual, para compartilhar bicicletas elétricas dentro de um campus(localidade), através de bases(estações) onde o usuário poderá “alugar” a bicicleta e devolver nessas bases.

Inteligência Embarcada


O modelo contem um Eletroposto para recarga de baterias a partir de Painéis Fotovoltáicos. Este eletroposto conectado a estações Rádio Base permitem a interoperabilidade do modelo IOT(internet of Things) que através de um Aplicativo para Smartphones permite ao usuário uma série de funcionalidades para o uso da bicicleta elétrica como modo de transporte urbano.

Inteligência Embarcada

Primeiro Protótipo

Inteligência Embarcada


O primeiro passo neste projeto foi o protótipo gerado em 2018/2019 onde adaptações foram implementadas sobre uma bicicleta normal, utilizando componentes de baixo custo para implementar a tração elétrica. Com uso de um motor de corrente contínua operando em 48V com um banco de 4 baterias ácidas de 12V, catracas e correntes convencionais para bicicletas, facilmente encontradas no mercado nacional, um modelo de tração foi acoplado a garupa da bicicleta sendo o controle de tensão e corrente implementado por microcontrolador e relés de acoplamento DC.
Este modelo demonstrou a viabilidade de uma bicicleta elétrica de baixo custo. Porém os ensaios ampliaram as possibilidades de aprimoramento do controle de energia envolvendo também o sistema de carga das bateriais.

O protpotipo da foto ao lado foi concluído em meados de 2019, uma série de testes foram realizados para validar o modelo de tração elétrica construído. A realização dos testes e do protótipo deu visibilidade ao projeto o que trouxe outras pessoas interessadas em contribuir e compreender melhor a proposta de trabalho. Com novos integrantes prospectou-se outras soluções para os problemas de tração e carga e descarga das baterias. Surge então a proposta Moobi/2Moove.

Eletroposto - Protótipo

Inteligência Embarcada
Entre 2019/2020 a idéia do de um eletroposto provido de painéis fotovoltaicos com gerenciamento automático para carga de bicicletas toma forma envolvendo tecnologias de IOT e Geo localização. Mais estudantes e pesquisadores se unem ao projeto e o tema Mobilidade Urbana Sustentável é ampliado envolvendo aprimoramento do Aplicativo, modelo de negócios e tecnologias como IOT, LoRa, e sistemas inteligentes embarcados
Este protótipos das fotos ao lado são parte dos resultados obtidos até 2020, mas com o início da pandemia o trabalho concentrou-se no desenvolvimento de firmware e software como o Aplicativo MoobiVerde e implementação de GPS e GSM para o gerenciamento do sistema.


App MoobiVerde Versão 1.5

Inteligência Embarcada
Na proposta do modelo de negócios surgiu a integração de Geo Localizadores com o smartphone, e com isto um aplicativo para celular foi desenvolvido usando React. Com a participação de estudantes do Curso Superio de Tecnologia da Informação do IFAL-Campus Maceió.
O Aplicativo para smartphone MoobiVerde permite as seguintes funcionalidades do sistema.

  • compartilhamento de bicicletas elétricas dentro de um campus(localidade), onde o usuário pode “alugar” a bicicleta e devolver num eletroposto suprido a energia solar.

  • Aluguel de bicicleta pelo App e QRCode da bicicleta, o qual destravar o cadeado.

  • Geo localização da bicicleta com identificação de estado de funcionamento.

  • Armazenagem de dados de deslocamento.

  • Indicadores de desempenho e autonomia.

Este aplicativo está sendo atualizado para a versão 2.0, a qual receberá funcionalidades para os sensores de sinais biológicos a serem incorporados ao sistema MoobiVerde/2Moove.

1753 Visualizações